A espiritualidade do Tríduo
14/04/2019
VI CCAJ – PROGRAMAÇÃO
03/06/2019
Exibir tudo

Espetáculo: “Tu me amas? ”

Nada melhor que iniciar a Semana Santa falando das mais diversas formas de evangelizar, pensando nisso, no último domingo (14) foi realizado o espetáculo musicado “Tu me amas? ”, que de forma emocionante encenou a Via Sacra, que é uma forma a qual os fiéis podem recordar os caminhos por onde Jesus percorreu desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, seguindo as ordens de Deus. Segundo uma das coordenadoras do ministério de Teatro- Floreat, Paula Giullia, muitas ideias foram alteradas; no início o intuito era fazer a apresentação em um grande palco, mas no momento em que as ideias começaram a ser moldadas, foi perceptível a necessidade de algo mais rústico para contar essa história e conseguir levar o público para cada cenário. “O nosso ministério passou por uma grande reformulação, de dentro para fora. Tivemos que voltar do início para sermos reconstruídos, dessa vez, da maneira certa. Então eu acredito que esse espetáculo nasceu do nosso retiro, o Proclama, que aconteceu final do ano passado. Desde então, pudemos perceber que o que Deus queria do nosso ministério não era apenas a encenação do que sempre é visto e feito. Ele nos capacitou cada vez mais com arte criativa, capaz de novas leituras, novas interpretações, novas formas de contar a história que todos já conheciam”.

Foto: Comunica CA

Cerca de 30 artistas estiveram em cena, os quais utilizaram instrumentos musicais como o violão, o surdo e a matraca, a fim de compor cada momento. Além disso, o que mais chamou atenção do público é que, diferente de uma apresentação estática, o espetáculo é considerado itinerante, por transitar em três espaços diferente: na área externa, no térreo e no segundo andar. “Meu maior objetivo com o espetáculo é provar que a gente poderia sair do modo ‘cartesiano’, nós sabemos que existe uma história, mas ela não precisa seguir uma ordem cronológica. Por se tratar de arte nós podemos aproveitar uma das coisas que Jesus fez enquanto Ele esteve na terra que foi ensinar em parábolas. Eu não quis fazer uma Paixão de Cristo, eu quis fazer ‘flashes’ da Paixão do Nosso Senhor para que a gente pudesse, em parábolas, mostrar a Paixão de Cristo e não fazer o filme como muitas vezes a gente está acostumado a ver, o que pode se tornar razoável… E não é justo, pois Nosso Senhor deu tudo para a gente, então Ele merece o nosso melhor. Sendo assim, meu principal objetivo foi este: provar no meio da evangelização que a arte é necessária, pois ela ensina por parábolas assim como Jesus fez”, afirma Amanda Linhares, também coordenadora do ministério de Teatro- Floreat.

Foto: Comunica CA

Fomentar a música, a dança e o teatro em sua comunidade católica, igreja, paróquia, ou grupos, se faz cada vez mais importante. “Acho extremamente necessário, porque a evangelização através da arte cura, tanto o público quanto o artista”, diz Paula. Além disso, ousar também é fundamental para não cair na mesmice, segundo a atriz Amanda. “Arrisquem! Ponham em prática os seus sonhos, e não somente façam aquilo que vocês já estão acostumados mas invistam na arte como se fosse no meio profissional, unindo a técnica com a espiritualidade, pois caso o contrário, a gente vai continuar desvalorizando o termo ‘Teatro de Igreja’. Se eu puder dar uma dica aos ministérios de teatro, seria: Coragem, pois o nosso crescimento só depende da gente”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *