8 de Março – Dia Internacional da Mulher
08/03/2022
21 anos!
26/04/2022
Exibir tudo

Ite ad Joseph

Em meio ao tempo quaresmal, neste dia 19 de março, a Igreja celebra a memória de São José, esposo da Virgem Maria.

São José que é o pai putativo de Jesus, o esposo castíssimo da Virgem Maria, o Patrono da Igreja, o humilde trabalhador e o homem bondoso e justo do qual nos fala a Palavra de Deus é para nós modelo de fé, obediência, amor, serviço, silêncio e justiça. Quem poderia imaginar que aquele simples carpinteiro seria o escolhido por Deus para cuidar do seu Filho e de sua Serva preferida? Talvez, nem ele teria acreditado nisso, pois ao saber que Maria estava grávida, José retirou-se em silêncio. Ele sabia que ali havia um mistério muito grande para o qual não se achou digno. Porém, foi justamente quando se reconheceu pequeno e se fez humilde que o anjo lhe anunciou a missão de ser o guardião da Sagrada família.

Sabemos que na Palavra pouco se fala de São José, pois a sua missão era silenciosa para que, justamente, a missão de Jesus se cumprisse. Mas São José era conhecido pelo povo da época. É o que nos releva o trecho de Mt 13, 55: “Não é este o filho do carpinteiro?” Imaginemos que aquele amável trabalhador tratava a todos os seus clientes e concidadãos com tamanha cordialidade e exercia o seu ofício com amor e, por conta disso, ele não poderia deixar de ser notado pelos olhos atentos daqueles que viam em José algo diferente.

Santa Teresa D’Ávila nos diz: “Até agora, São José nunca deixou de fazer o que lhe pedi. É incrível ver os imensos dons que Deus me deu por meio deste bendito santo; de que perigos ele me libertou, corpo e alma.” É preciso que recorramos mais a São José, na certeza e esperança de que Jesus não a de negar um pedido feito por ele. São José tem muito a nos ensinar: relembremos que foi ele, junto a Virgem Maria, que ensinou ao menino Jesus tantas coisas do dia a dia e também o seu ofício. Agora, quão belíssimos ensinamentos não têm para nós o Glorioso São José?

A figura de São José é para nós modelo a ser seguido. Que vivamos o silêncio ativo, a reta obediência aos desígnios de Deus, a simplicidade e humildade de São José, para que assim nos aproximemos cada vez mais da vida de santidade que Nosso Senhor Jesus Cristo nos chama a viver. É no ordinário dos nossos dias, nas nossas famílias, nos nossos trabalhos e relacionamentos que São José nos ensina a viver a verdadeira essência da vida cristã: é o Cristo que está ao meu lado em tudo.

Rezemos juntos essa pequena invocação: ó glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações, o anjo do Senhor não vos valeu? Valei-me, São José!

São José, rogai por nós!

 

– Joel Vinicius, Apirante Cristo Alegria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *