A Alegria da Santidade
01/11/2020
A Esperança Que Se Mantém Acesa
29/11/2020
Exibir tudo

Palavra Que Gera Vida

Todo cristão sabe que ler a Bíblia é bom e que ela tem muitas preciosidades dentro, como uma montanha de ouro, diamante e pedras preciosas, contudo não sabemos como extrair ou até mesmo o que procurar. Para isso temos alguns métodos de estudo bíblico, os quais são ferramentas para que consigamos ver e extrair riquezas da Palavra de Deus e ter um encontro com o próprio Jesus.
Desses anos de ler a Bíblia uma frase que sempre me motivou é essa: “Ler a palavra de Deus é pedir conselho para o próprio Cristo”. Essa frase de São Francisco é o que me inspira em cada vez que vou fazer um estudo bíblico, e esse deve ser o objetivo de toda vez que lemos a Bíblia: ter um encontro com o Ressuscitado e ouvir o que Ele tem para nos falar.
Durante os anos o Espírito Santo suscitou na Igreja alguns métodos de leitura da Palavra, entre estes vou citar dois: a Lectio Divina e a Bíblia no meu dia-a-dia.
A Lectio Divina, leitura orante da Palavra de Deus, é o método de leitura mais usado na Igreja e consiste em quatro etapas: lectio (leitura), meditatio (meditação), oratio (oração) e contemplativo (contemplação). Lê-se um trecho da Sagrada Escritura escolhido (sugiro começar com o Evangelho, podendo ser o do dia); então se medita naquelas verdades e promessas contidas, como uma frase que Jesus disse ou algum acontecimento, vendo o contexto em que se encontra. Depois de Jesus ter falado pela escritura chegou a hora de se falar com Ele, a oração é um dialogo com o mestre, fale de como quer viver aquilo que se leu, de como Ele é tão bom ou comente com o Senhor do que você está vivendo. Ao continuar a oração chega um momento em que se conduz a um silêncio e nesse momento se contempla aquilo que se leu, meditou e rezou. Ao final se reza um Pai-Nosso para finalizar a Lectio Divina.
A Bíblia no meu dia-a-dia, é um método desenvolvido pelo monsenhor Jonas Abib, fundador da canção nova, este método entre jovens e principalmente nós, carismáticos, é o mais comum e de muito proveito. Sugiro para quem for iniciar agora, pois foi a partir dele que se começou a comunidade canção nova. É uma ferramenta que nos ensina a ver e encontrar coisas preciosas na palavra de Deus, pois ele nos leva a marcar as promessas, ordens e princípios eternos. Também, ele tem um plano de leitura, pois às vezes não sabemos por qual livro começar e muitas vezes estagnamos por isso.
O método consiste na leitura observando e marcando primeiro as promessas de Deus, geralmente são algo que Deus dará no futuro; depois se marca as ordens de Deus, como “vá e não pequeis mais”, na maioria marcadas por verbos no imperativo; e por fim se marca os princípios eternos, que são como as coisas funcionam como “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará” (Mt 6, 14).  Depois da leitura, marcando os três, se responde no diário duas perguntas:
  • O que Deus disse para mim hoje?
  • Como sou chamado a viver isso em minha vida?
O Monsenhor Jonas também elaborou um plano de leitura começando na 1a carta de São João e percorre toda a Bíblia, do novo ao antigo testamento, algo muito importante para perseverar e ter a meta de lê-la por inteiro.
Seguem algumas dicas de ouro para dar seguimento e não abandonar o estudo bíblico que funcionaram comigo nesses anos:
  • Tenha uma Bíblia que você ache legal e seja somente sua. Muitas vezes pegamos uma Bíblia que achamos em casa ou pegamos de outra pessoa, precisamos ter uma do jeito que gostamos, se for com capa de couro ou daquelas com zíper ou talvez seja ter uma Bíblia toda marcada com marca texto. Torne-a um livro que você goste de ter e não apenas pegue qualquer uma, comprar sua Bíblia é uma das melhores motivações para começar a fazer um estudo bíblico.
  • Tenha um horário fixo. Nada melhor que rotina para dar continuidade.
  • Se tiver pouco tempo, reduza o número de versículos do dia. Boa parte das Bíblias já até vem com trechos reduzidos e com título.
  • Se tiver dúvidas, procure algum irmão de caminhada mais experiente para ajudar. Uma partilha motiva muito os dois.
  • Sempre dá para recomeçar e retomar o estudo bíblico!

 

– Gabriel Machado, Consagrado Cristo Alegria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *