Missão Cristo Alegria

Servimos com amor e com objetivo de pescar muitas almas para o caminho que nos leva ao céu. Dessa forma, a Família Cristo Alegria evangeliza dos mais diversos modos por meio de dons, organizações de eventos e missões em que somos chamados. Com Cristo que nos guia, Maria Santíssima que intercede por nosso trabalho e o Espírito Santo que nos proporciona a unção, propagamos o carisma da alegria.

MINISTÉRIOS & PASTORAIS


Ministério de Música

Seguindo os passos de Santa Cecília, a padroeira dos músicos, nosso ministério de música é formado e preparado para transformar orações em canções. O trabalho da música é animar os desanimados, dar esperança aos desesperados, solução aos inquietos e levar Deus aos que, por algum motivo, se afastaram dEle. Muitas pessoas conhecem o nosso carisma por meio da música, mas a música é só um tijolinho que se soma a outros para construir o edifício da nossa comunidade. Antes de sermos músicos, somos cristãos, somos servos, somos comunidade!

Ministério Floreat: Dança e Teatro

O Teatro e a Dança surgiram desde o inicio da comunidade Cristo Alegria, juntos formam o Floreat, ministério que tem como objetivo principal levar pessoas à Deus através da arte, no momento em que o lúdico se une com o Sagrado, a fim de fazer-nos conhecer a Verdade. Cada vez que os atores e as dançarinas ministram com o corpo, é necessário que ele (a) venha a se diminuir, para que Deus cresça, Deus apareça e Deus exale. Para isso é necessário reconhecer o corpo como capaz de adentrar pelas portas da frente da Teologia, ser moldado por Deus e repousar sobre as mãos d’Ele.

Ministério Criatividade: Comunicação e Eventos

O ministério é a alma criativa da comunidade, divido em Comunicação e Eventos, onde juntos tem o objetivo de congregar os demais ministérios como um todo. A Comunicação é responsável pela vivência virtual do nosso carisma, evangelizando e dissipando a boa nova pelos meios de comunicação com muita criatividade e alegria. O Eventos são os responsáveis pela organização e preparação de todos os projetos da igreja, sejam internos ou externos, deixando tudo com a cara e identidade Cristo Alegria.

Ministérios Social: Anjos da Guarda

O Social nasce da necessidade que o carisma Cristo Alegria sente de amar o próximo com o amor de Cristo, tal como nosso dever de vivenciar o Evangelho e de anuncia-lo. Os jovens do Cristo Alegria através do grupo Anjos da Guarda sentiram essa necessidade de viver a caridade por inteiro, mais do que um grupo de filantropia, somos um grupo que não faz a caridade por preenchimento pessoal, mas que pratica a caridade por uma verdade única que é amar a Deus e encontrar Deus no próximo. Hoje o ministério Social é onde Deus age pele caridade e mais do que isso, pelo amor mútuo e verdadeiro com o carisma da verdadeira alegria.

Ministério Faiska

O trabalho de evangelização com as crianças sempre foi algo que ardia no coração da comunidade. Começamos com o nosso grupo de oração infantil, chamado “Faíska”, no final de 2016, com o objetivo de levantar uma geração avivada, com uma intimidade com Deus desde a sua infância.

Ministério Intercessão e Enfermos: Fiat

Na necessidade de levar o evangelho a todas as almas, o Ministério de intercessão e enfermos, mais conhecido por Fiat nasce no desafio de levar e interceder por toda a missão e, principalmente, pelos corações fragilizados. Entre as visitas dos enfermos e a intercessão por eles e pela obra, existe a luta diária de encontrar Deus na intimidade e permanecer na brecha. No Fiat, busca-se o sim de Maria que aceita o chamado e logo vai ao encontro de sua prima, para cuidar e zelar. É assim que o ministério caminha. No sim a Deus e na disposição para a missão. São intercessores que acreditam no poder da oração.

Ministério de Liturgia

A liturgia é o serviço de culto público realizado através das celebrações religiosas. A ação litúrgica atualiza o sacrifício de Cristo na cruz para a nossa salvação, por ela todos os fiéis batizados são introduzidos nos mistérios da salvação. A Liturgia é fundamental na vida da Igreja, nela se expressa a ação de Graças a Deus por todos os benefícios por Ele concedidos ao seu povo através dos gestos, símbolos e ritos que unidos formam uma comunhão espiritual entre os filhos da Igreja e seu Salvador.

Guarda da Igreja de Santo Expedito

A função da Guarda é cuidar pelo zelo da igreja, mas principalmente ficar responsável pela organização e arrumação das missas, adorações e todos os eventos da comunidade, sempre prezando pela segurança de todos.

Dízimo

Servimos com amor e com objetivo de pescar muitas almas para o caminho que nos leva ao céu. Dessa forma, a Família Cristo Alegria evangeliza dos mais diversos modos e dons, seja organizando eventos, atividades da comunidade e missões as quais somos chamados. É possível ver também que a atitude de dar serndo encorajada na Bíblia, lembrando que as pessoas devem dar de acordo com o seu coração e com alegria, e não por obrigação.

Lanchonete

Alguém tem que alimentar essa comunidade não é ? A exemplo de Santa Marta, a padroeira das cozinheiras e cozinheiros, nós assumimos a enorme responsabilidade de alimentar o povo de Deus. A Lanchonete é lugar de convívio e fraternidade, lugar de muita doação e alegria. Cada alimento que preparamos é feito com muito carinho e amor, e nós nem ligamos quando nos chamam de Tios ou Tias da lanchonete, a gente quer é servir com o dom que Deus nos deu. Com a ajuda de Nossa Senhora, queremos trabalhar nos bastidores e cuidar para que nunca falte nada, assim como ela fez nas bodas de Caná.


EVENTOS & PROJETOS


Carnaval AVIVA

O evento Cristo Alegria Aviva é um dos grandes encontros católicos realizados na região Norte durante os três dias de carnaval, com entrada franca. Não sendo uma ofensiva contra o carnaval, mas sim uma opção para quem deseja passar os dias de maneira diferente: pertinho do Pai. E a cada edição observamos o crescimento dos participantes onde 70% composto por juventude e 30% de adultos de diversas classes sociais, tendo em 2002 na sua primeira edição a participação de aproximadamente 5.000 pessoas por dia.

Festividade de Santo Expedito

Santo Expedito é o nosso Santo de devoção, e também protetor da nossa Capelania Militar. Em sua Festividade, dedicamos toda nossa admiração, pois ele é exemplo para nós de conversão imediata e firme, daqueles que colocam tudo nas mãos de Deus, e tem uma rápida resposta, ou seja: HOJE! Não podemos deixar para amanhã, hoje a graça se realiza, e precisa acontecer o nosso “sim” à Deus. Por isso, preparamos a festividade no mês e no dia de Santo Expedito (19 de abril), por conta dessa devoção especial ao nosso protetor.

Congresso Cristo Alegria da Juventude

Encontro da comunidade com o objetivo de pescar almas para Deus. Um evento com a cara e a identidade Cristo Alegria. Voltado exclusivamente para a juventude, oportunizando a discussão de temas atuais à luz do ensinamento da Igreja Católica.

Rede - Retiro Externo Cristo Alegria

Retiro aberto realizado pela comunidade. Um primeiro anúncio do amor de Deus lançado aos jovens, assim como as redes ao mar que trouxeram à barca dos apóstolos numerosos peixes. Queremos encher as redes de almas sedentas desse amor em um encontro único e transformador. #VemPraRede

Essência - Retiro Interno Cristo Alegria

É o nosso retiro interno anual, que marca o início do ano litúrgico de trabalho e de missões. Então, ali nós nos reunimos para refletir, e principalmente ouvir a voz de Deus naquilo que vai ser a grande mensagem para todos os trabalhos e missões durante o ano litúrgico, afinal, cada um de nós da comunidade vive diversas experiências de renovação e partilha, descobrindo em nós, e deixando fluir a essência de Deus, que é o nosso carisma na comunidade Cristo Alegria.

Noite Círios

O Cirios é uma noite programada pela comunidade Cristo Alegria para dar início a festa do Círio de Nazaré dentro da nossa comunidade, para os que buscam em nós a Alegria em Cristo, contando com canções, mensagens, reflexões, e uma espiritualidade verdadeira sobre essa experiência do amor Mariano, sendo um momento intimo, de nossa relação pessoal com Nossa Senhora.

Projeto Partilha

Com o crescimento da comunidade e do encontro semanal aos sábados, a juventude criou uma nova forma de encontrar Deus através da partilha da sua Palavra e do testemunho dos irmãos. Uma vez ao mês, em diversos pontos da cidade, jovens e adultos se reúnem para rezar e partilhar.

Grupo de Jovens


Pela vontade de Deus foi desejado e realizado que fosse formado dentro da Capelania Militar de Santo Expedito o grupo dos “Anjos” que atua direcionadamente na formação humana e espiritual de nossos jovens. Estes que são os próprios motivadores, pescadores e assim dizendo multiplicadores de novos jovens. Ocorre assim, toda segunda, às 19:30h no teatro Maria Sylvia Nunes.