5 anos do grupo de jovens ‘Anjos’
24/02/2018
Santo Expedito, Rogai por nós!
11/04/2018
Exibir tudo

Valei-me São José!

Você já ouvi falar em São José? Conhecido também como José de Nazaré ou José, O carpinteiro, este Santo era silencioso, justo, e simples, por isso é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias. Além disso, devotou sua vida a Jesus e Maria, por isso juntos formam a, tão admirada e exemplar, Sagrada Família.
Lembrando que em maio celebra-se São José, o carpinteiro, operário. Mas, hoje, celebramos a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria: José de Nazaré. Por isso, separamos algumas curiosidades para os católicos de plantão. Fica atento!

 

  1. Não há palavras suas na Bíblia: apesar de ter protegido a Mãe de Deus e ajudado a criar Jesus Cristo, não há nenhuma palavra dele nos Evangelhos. Ele foi reconhecido como um silencioso e humilde servidor de Deus que desempenhou seu papel com enorme satisfação.
  2. “Josefologia”: Entre as subdisciplinas da Teologia, são conhecidas a Cristologia e a Mariologia. Mas, você sabia que existe também a Josefologia? São José foi uma figura de interesse teológico durante séculos. Entretanto, a partir do século XX, algumas pessoas começaram a recolher opiniões da igreja a respeito dele e o converteram a uma subdisciplina.
  3. O manto marrom de São José: O manto marrom de São José tem um significado belo e profundo: a humildade e a simplicidade. O marrom é a cor da terra, do chão. Por isso, ele simboliza humildade e simplicidade, retratando a personalidade de São José: homem simples, humilde, do qual pouca coisa se fala na Bíblia. O marrom é também a cor da madeira. Por isso, o manto marrom de São José também nos lembra o ofício que ele desempenhava: o de carpinteiro. Portanto, o manto marrom de São José nos fala que ele era um homem humilde, simples, trabalhador, carpinteiro de profissão. Foi assim que ele ganhou a vida, amparou e sustentou a Sagrada Família.
  4. A túnica de São José: A túnica de São José normalmente vem pintada na cor roxa, azul ou branca. O roxo representa a penitência, mas também (e mais aplicado a São José) a fé, a paciência e a confiança. O azul simboliza o céu, onde São José já está e, de lá, intercede por nós e é o grande patrono da Igreja. O branco simboliza a pureza de coração. Esta foi uma grandes virtudes de São José: homem puro e chamado pelo evangelista de ‘justo’.
  5. O lírio na mão de São José: O Lírio representa a pureza do seu coração e a vitória da vida sobre a morte. Representa a vitória dos santos, a vitória de São José sobre o mundo, sobre o pecado e, em Jesus Cristo, a vitória sobre a morte.
  6. O olhar para baixo: Em quase todas as representações de São José ele está olhando para baixo. Isto significa que ele foi o pai terreno de Jesus. Lembra-nos que o grande São José foi pai adotivo do Filho de Deus. Porém, foi pai. Amou, cuidou, ensinou e formou o menino Deus cumprindo seu papel de pai, dando um nome e uma família a Jesus. Sua missão neste mundo, aqui ‘em baixo’, para onde São José olha, foi grandiosa. Por isso ele é representado olhando para baixo. Significa também que ele olha e intercede por nós que estamos aqui na terra, em peregrinação para o céu.
  7. O menino Jesus no colo de São José: O menino Jesus no colo de São José é mais um símbolo da paternidade deste grande santo. Ele assumiu Maria quando ela estava grávida de Jesus, sabendo que ele não era o pai da criança. Segurando o menino Jesus no colo significa que cuidado e a proteção de pai que São José deu a Jesus e que pode dar a nós, pela sua intercessão.
E aí, curtiu? Então compartilha as curiosidades com a galera! Viva São José!

Fontes: http://cleofas.com.br/curiosidades-sobre-sao-jose/ –  https://www.altoastral.com.br/curiosidades-sao-jose-operario/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *