A Esperança Que Se Mantém Acesa
29/11/2020
A Alegria da Espera
14/12/2020
Exibir tudo

Imaculada Conceição

Hoje celebramos o mistério da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem que foi proclamado dogma em 1854 pelo Papa Pio IX.

 

Mas o que significa a proclamação de um dogma?
O ato de proclamar um dogma dentro na Santa Igreja Católica quer dizer reconhecer um fato como verdade de Fé. A Imaculada Conceição de Maria era uma convicção desde o início do cristianismo, inclusive sustentada por muitos santos ao longo do século antes de ser elevada a dogma.

 

E o que significa a Imaculada Conceição de Maria?
Os efeitos do pecado original são passados de geração em geração de modo que toda criatura já nasce em um estado de separação de Deus, daí a necessidade do batismo para nos tornamos filhos de Deus.
Porém, considerando o plano de salvação do Pai para toda a humanidade, que deveria vir através de Jesus, era necessário que a sua Mãe fosse livre também do pecado. Pois o puro não poderia nascer do impuro.
Desse modo, pela graça do Pai e méritos da redenção do Filho, Maria foi preservada do pecado desde o ventre materno para que, assim, pudesse no seu um dia gerar a Salvação do mundo inteiro.
O principal fundamento bíblico desta verdade de Fé se encontra em Lc 1, 28 quando o Anjo Gabriel dirige à Maria a saudação: “Ave, cheia de graça”. Ora, Maria somente poderia ter a graça em plenitude se tivesse sido preservada da mancha do pecado, inclusive desde sua concepção.
Por tudo isso, nós, católicos, cremos que a Virgem Santíssima foi desde o início pura, acima de qualquer pecado, Imaculada.

 

Qual o propósito de celebrarmos esta data?
Em primeiro lugar é uma data para honrarmos a Virgem Santíssima, dona de uma pureza acima de toda criatura e Mãe do Salvador.
Além disso, é uma ocasião para buscarmos ainda mais Maria como exemplo, entendendo que esta realidade de Santidade é a que Deus quer para todos nós: purificar-nos de nossos pecados para vivermos a vida eterna ao seu lado. Temos no dia de hoje uma lembrança de um auxílio certo para quem olhar e nos inspirar.
Devemos saber aproveitar o privilégio que é ter Maria como mãe e pedirmos-lhe o dom de nos assemelharmos a ela, participando da graça derramada sobre ela. Podemos recorrer a Maria em todo momento na certeza de que ela nos ouvirá, pois se uma mãe sempre ajuda seus filhos, que dirá uma mãe bendita entre todas as mulheres.
Thatiane Belém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *